terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O desarranjo da realidade em "Playground Disorder"

Marina Gadonneix nasceu em Paris, em 1977. Ela estudou fotografia na École Nationale Supérieure de la Photographie, em Arles.

A fotógrafa está com uma exibição do seu trabalho atual, entitulado de Playground Disorder. Ao que me consta, é uma combinação de dois "sub-projetos" (grosseiramente falando), chamados The house that burns everyday e Crime scenes, que são uma espécie de documentação de uma realidade quase teatral.

plane, 2009

Esta série mostra cômodos, como uma cozinha, uma sala e outros, em situações um tanto quanto inusitadas; há sempre uma sensação de abandono, desprezo, caos, sujeira, que as fotos de Gadonneix conseguem realçar com maestria. Com isso, ela consegue imagens muito bem definidas, que não são nem reais nem montadas. Nós não conseguimos imaginar uma pessoa vivendo ali; vemos apenas proporções pensadas, ligadas a altura, profundidade e design. Conseguimos prestar atenção em pequenos detalhes e, ao mesmo tempo, tentamos criar uma história que tenha se passado naquele lugar.

kitchen #2, 2010


fire #2, 2009
Talvez o significado por trás desse absurdo meio radical venha a ser uma espécie de tradução das nossas bases sociais. Achamos quase impossível que esses sejam cenários reais, que uma pessoa possa ter vivido ou passado por ali, mas não descartamos a possibilidade.
Essa realidade meio crua da nossa civilização nos dá a idéia de que esses cenários possam abrigar histórias; a sujeira e o caos são parte dessa realidade tanto quanto as catástrofes que esses lugares servem para abrigar.

sofa #1, 2010
Site da galeria que exibe este trabalho: http://www.ks-contemporary.com/
_

Nenhum comentário: