quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Os bêbados e dorminhocos de Pawel Jaszczuk

Outro dia, numa das minhas "leituras fotográficas", descobri um catálogo de uma exibição muito engraçada.
Se trata do projeto "Stay Still", "Sleeping Train" & "High Fashion", do fotógrafo polonês (que hoje vive em Tóquio) Pawel Jaszczuk.
 
Nesta série, vemos fotos de jovens japoneses, homens e mulheres de negócio, alguns bem vestidos, outros com a roupa um pouco suja, em posturas um tanto quanto graciosas... dormindo.


Achei engraçado por alguns motivos específicos. Bom, primeiramente, tirar fotos de pessoas dormindo já é praticamente uma piada pronta, quase ninguém no mundo dorme igual os modelos de comercial de colchão. É boca aberta pra cá, perna em posição estranha pra lá, baba escorrendo de um lado... tá, parei.

Fora isso, tem uma curiosidade sobre essa série de Jaszczuk: muitos dos fotografados estavam bêbados. Ou melhor: quase-sem-dignidade-bêbados.


No meu olhar ocidental, a princípio, confesso que achei que eram fotos posadas. Nunca imaginei que um japonês que vive no Japão, com todo o mito e as verdades que envolvem sua cultura rígida, pudesse ser visto numa situação assim. Depois que me toquei que não eram atores, bailarinos ou afins, juro... chegou a ser libertador.

Com esse ensaio, o fotógrafo conseguiu transformá-los em indivíduos. No nosso imaginário, aquele momento único se petrifica, e aquela pessoa não mais se tornará mais uma no meio de tantos.
Num país onde são cometidos 30.000 suicídios por ano, esse projeto é mais que digno de uma exposição. Ele é um alívio cômico em meio a tanta solidão e seriedade.



Quer ver o catálogo completo? Clica aqui.
_

Nenhum comentário: